Especial 8 de Março: As Mulheres nas Séries

8 de março é o Dia Internacional da Mulher, e nós do Sobre Séries resolvemos fazer uma homenagem às mulheres fortes e independentes da TV.

Elas, que abrem cada vez mais caminhos para novos talentos, quebrando antigas barreiras e algumas até desafiando mais que um preconceito: mulheres negras, mulheres transexuais, mulheres independentes, mãe solteiras… Mulheres.

Obviamente, não conseguimos listar nem um décimo de todas que mereciam estar aqui, mas confira alguns destaques atualmente na TV:

Peggy Carter (Agent Carter)

agent carter peggy

A agente americana Peggy Carter talvez seja um dos melhores exemplos da independência feminina. Na década de 40, logo após a Segunda Guerra Mundial, Peggy consegue passar por cima do preconceito contra o fato de ser mulher em um meio abarrotado de homens sem depender de nenhum deles e nunca descendo do salto (literalmente).

Octavia (The 100)

the 100 octavia.gif

Basicamente todo o elenco feminino de The 100 é composto por personagens fortes, como Indra, Clarke, Abby, Raven, Lexa… Mas se tem alguém que se destaca em meio a todas, essa é Octavia. Irmã de Bellamy, contraria e não gosta muito do fato do irmão tentar protegê-la ao extremo, além de ter sido uma das primeiras a entender os Grounders (terras-firme).

Norma Bates (Bates Motel)

bates motel norma.gif

Ah… O que falar de Norma? Mãe solteira, suas ações podem causar controvérsias, mas não podemos discordar de que ela faz de tudo para proteger seu filho, Norman, que sofre de transtornos psicológicos e de personalidade. Persistente, vai atrás do que quer e não hesita em passar por cima de homens poderosos para conseguir seus objetivos.

Meredith Grey (Grey’s Anatomy)

greys anatomy meredith.gif

Outra série de personagens fortes, não é à toa que a Dra. Grey está na lista: além de ser uma competente médica cirurgiã, ela também é uma mulher forte, que não se abala facilmente, e mesmo quando o amor de sua vida está em risco de vida ou morte, consegue se focar para salvar a vida de outros.

Jessica Jones (Jessica Jones)

jessica jones smile.gif

A Netflix não fez apenas outra série de super-heróis. Ao contrário, Jessica não tem nada de heroico: alcoólatra, inconsequente e irresponsável, a personagem é real, mas nem por isso lhe faltam qualidades: é sempre fiel — mesmo com quem traia sua confiança –, ótima amiga, e é persistente, mesmo que tudo vá por água abaixo. Jessica estrela como um tapa na cara do machismo, lutando contra um antigo abusador que controla mentes e a deixa com um trauma profundo.

Sun (Sense8)

sense8 sun.gif

A coreana vive à sombra de seu irmão devido ao preconceito de sua nação, e por conta disso não consegue se destacar na empresa de sua família, pela qual Sun faz tudo, mesmo que tenha que ser presa por um erro que não cometeu. Mesmo na cadeia, não se deixa intimidar, e bota moral com quem se meter com ela, aplicando seus conhecimentos marciais.

Fish Mooney (Gotham)

gotham fish mooney.gif

O fato de não aparecer nos quadrinhos de Batman não intimida a personagem, que é um furacão em cena. Mooney é dona de um clube noturno, já participou de uma briga de peixes grandes pelo controle do crime em Gotham City, e não deixou barato, virando um verdadeiro pesadelo para seus inimigos. Atualmente fora de cena, os fãs clamam por seu retorno à TV.

Caitlyn Jenner (I Am Cait)

i am cait caitlyn.gif

Estrela do reality sobre si mesma, Caitlyn é uma mulher transgênero integrante da família Kardashian, e conta sua vida pós-transição, os desafios enfrentados e as mudanças em seus relacionamentos. Ela também se esforça para ser (ainda mais) um modelo para a comunidade transexual.

Jessica Pearson (Suits)

suits jessica.gif

Mulher, negra e fundadora da Pearson Specter Litt, Jessica nem sempre toma as decisões mais ortodoxas, e por vezes — como no golpe para galgar a seu atual cargo de sócia-proprietária — age às margens da lei, mas tudo o que faz é para proteger seu negócio e aos que a cercam.

Lorelai Gilmore (Gilmore Girls)

gilmore girls lorelai.gif

Ovelha negra da família, Lorelai não teve um relacionamento amigável com seus pais, sempre fora rebelde, mas também sempre se preocupou em ser um exemplo e em dar uma vida decente para sua filha, gerada quando ainda era muito nova.

Daenerys Targaryen (Game of Thrones)

game of thrones daenerys.gif

A última sobrevivente da Casa Targaryen e Mãe dos Dragões não teve uma vida fácil: perdeu a mãe ao nascer, já foi vítima de tentativas de assassinato, sem contar o tempo que passou sob os cuidados de seu abusivo irmão Viserys, contra quem se rebelou. Ainda assim, Daenerys não desiste de seu objetivo e segue em frente.

Annalise Keating (How to Get Away with Murder)

htgawm annalise.gif

A professora de direito criminal Annalise vem de família pobre e já foi abusada por seu tio Clyde. Bissexual, a destemida advogada é tudo que qualquer aluno de direito sempre sonhou e muito mais, e nem mesmo um tiro é capaz de pará-la.

Advertisements
Especial 8 de Março: As Mulheres nas Séries

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s