Conheça Todrick Hall e seu álbum visual baseado em O Mágico de Oz

Sabe aquela história dos semifinalistas de realities de música que normalmente ficam mais famosos que os próprios vencedores (vide Adam Lambert, Fifth Harmony, One Direction…)? Então, essa é a história de Todrick Hall.

Se você ainda não conhece o cantor, dançarino, ator, coreógrafo e diretor, junta mais! O rapaz é conhecido por ter participado da nona temporada do American Idol e por seus vídeos no YouTube com covers, adaptações de músicas originais e muitos vlogs com gente famosa no meio queer.

todrick banner

Negro, gay, se arriscando aqui e ali como drag queen, Todrick vem com seu novo álbum Straight Outta Oz, que é sem dúvida alguma sua obra mais original e surpreendente. Com várias metáforas dentro do universo do Mágico de Oz e título inspirado no filme Straight Outta Compton (2015), as 16 músicas que compõem o disco são em maioria hip hop, com algumas influências de pop e musicais, e contam sobre a vida do cantor, suas lutas no caminho do estrelato e preconceito.

O álbum foi lançado integralmente no YouTube no mês de junho de 2016, mas no dia 21 de março deste ano o cantor removeu o álbum original de seu canal e subiu a versão deluxe de seu trabalho. E o melhor é que é um álbum visual: todas as músicas possuem clipes. Compilados em um só vídeo/obra-de-arte de quase uma hora, o vídeo original contava com participações mais-que-especiais de atores, cantores e celebridades como o blogueiro Perez Hilton; o ator Joseph Gordon-Levitt, do filme A Origem (2010); Nicole Scherzinger, cantora e ex-integrante do grupo Pussy Cat Dolls; a atriz de Glee, Amber RIley; drags ex-participantes de RuPaul’s Drag Race, como AlaskaBob The Drag QueenKim Chi; a vencedora do sexto American Idol, Jordin Sparks; entre vários outros youtubers, atores da Broadway, cantores e até um vídeo do grupo Pentatonix cantando uma das músicas.

Na nova versão, que possui 4 novas faixas — 2 músicas e 2 interlúdios — e mais de uma hora de duração, Amber Riley, que fez a mãe de Todrick na outra versão, foi substituída por Tamar Braxton, irmã da cantora Toni Braxton, na faixa “Lions and Tigers and Bears”, com participação também na novidade “Whoop Dat Ass”. A segunda faixa inédita, “Black and White”, tem participação direta de três integrantes do grupo Pentatonix (Scott, Mitch e Kristin). Ainda houveram alterações nos vídeos de “Expensive” e “Wrong Bitch” e “Low”, onde novos versos foram adicionados e participações foram introduzidas. Nos interlúdios, duas partes de uma grande cena denominada “Flying Monkey Lament”, há a participação de Raven-Symoné (As Visões da Raven) e da cantora e atriz da Broadway, Shoshana Bean.

Uma antiga música do cantor que não estava no disco, “Low”, também foi adicionada na versão de luxo e teve um novo clipe gravado com a participação de RuPaul, apresentadora do reality supracitado que leva seu nome. Os vídeos da versão original ainda não foram excluídos do canal de Todrick Hall, portanto basta acessá-lo para comparar com a nova obra.

Por vezes as músicas satirizam e nos fazem refletir sobre situações familiares ao cantor e que todos sabemos que existem e por vezes ignoramos, como na música “Expensive”, em que zomba das músicas comerciais “ostentação”, um ramo bem lucrativo do hip hip americano; em “Water Guns”, onde critica a violência crescente, principalmente por parte de policiais com negros; ou em “Papi”, na qual Todrick encena, junto de Nicole Scherzinger, um pedido indecente de uma agente em troca de sucesso e seu conflito interno querendo aceitar a proposta, mesmo sendo gay.

E ele passeia por todas as nuances do ser humano: canta hip hop, canta pop, dança sem se preocupar em parecer muito feminino ou muito masculino, se monta de drag e faz um dueto romântico com outro homem. Todrick Hall é um exemplo do que a música pode ser: social e problematizadora, sem deixar de ser contemporânea e dançante.

Não perca mais um segundo, e embarque nessa experiência visual e auditiva:

Advertisements
Conheça Todrick Hall e seu álbum visual baseado em O Mágico de Oz

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s