PLEASE LIKE ME | Você tem um minutinho para falar sobre a palavra de Josh Thomas?

plm-1

Please Like Me é uma dramédia australiana do canal ABC (Australian Broadcasting Corporation, não American Broadcasting Company). Atualmente, possui quatro temporadas concluídas.

A série é focada na vida de jovens australianos morando juntos. Conflitos com a família, relacionamentos, amadurecimento e até problemas psicológicos são temas amplamente abordados.

Com sério risco de cancelamento, a partir da segunda temporada a série começou a ser coproduzida pela Pivot, emissora dos EUA que encerrou suas atividades há alguns meses, causando um corte na verba investida nos episódios que acaba deixando Please Like Me numa corda bamba.

please-like-me-3

Aqui o protagonista é Josh (Josh Thomas, que também é criador, roteirista e diretor), um rapaz que descobre subitamente que é gay ao terminar com sua namorada — e isso não é spoiler, literalmente ocorre nos primeiros minutos e está em qualquer sinopse disponível por aí — e mora junto de Tom (Thomas Ward), seu melhor amigo de infância que frequentemente enfrenta problemas amorosos.

Os pais de JoshRose (Debra Lawrence) e Alan (David Roberts), são separados mas sempre estão presentes na vida do filho. Alan está em um novo relacionamento e, junto do filho, se esforça ao máximo para que a atual e a ex não se conheçam.

Definitivamente, não é o tipo de comédia para rir até a barriga doer. A comédia é bem sutil, por vezes até controversa — um pouco de humor negro aqui, piadas sobre religião acolá — mas despretensiosa e sem intenções de servir como ofensa. As risadas geralmente são internas, provocadas por situações absurdamente embaraçosas.

please-like-me-5

Embora o elenco não seja dos mais famosos — mesmo na Austrália –, a escolha e direção dos atores é impecável, e é fácil esquecer que estamos vendo atores e não situações reais, tamanha é a qualidade — e carisma — do elenco. E, ao acompanhar o canal da Pivot no Youtube, é possível ver vídeos de bastidores e notar também o quão empenhada é a equipe de criação e o quão descontraído é o ambiente de gravação, ingredientes que deram super certo na fórmula de um bom entretenimento.

Atores novatos, atores com experiência… Todos são uniformes em cena, e o ritmo calmo da série não fica chato, afinal são apenas 25 minutos de uma boa interpretação, que inclusive rendeu várias nomeações e alguns prêmios em cerimônias como a premiação da Academia australiana (AACTA).

please-like-me-4

Please Like Me possui um ritmo bem diferente das dramédias americanas que estamos acostumados, e se aproxima mais das britânicas, o que pode causar um pequeno estranhamento para quem não conhece o gênero. Mas o tom da série é tão leve — mesmo por vezes tratando de assuntos bem sérios — que quando você menos se dá conta, já está envolvido com a trama.

O tom leve se dá principalmente pelo fato de Josh não ter coração ser extremamente direto e ter dificuldade de demonstrar sentimentos. Mas em situações sérias, mesmo o tom leve consegue ser suprimido por alguns segundos através da entrega dos atores, intensificando o drama e dando vários choques emocionais ao longo de um episódio.

personalidade fria não é exclusiva do protagonista, a série em si não tem aquela enrolação amorosa e dramática, ela é curta e grossa, e todos os atores parecem trabalhar pelo menos com um pouco de frieza. Mas o principal ensinamento que podemos tirar dessa frieza é que não importa o tamanho da decepção, perda ou quão ruins são os problemas que enfrentamos, e sim que há diferentes pessoas que enfrentam problemas de maneiras diferentes, mas no fim das contas a vida sempre segue.

please-like-me-2

E, mesmo tratando de homossexualidade, transtornos psicológicos, passando por questões como aborto e ateísmo aqui e ali, a série não possui pretensão alguma de discutir sobre tais assuntos, eles apenas existem e compõem a trama.

Com três das quatro temporadas disponíveis na NetflixPlease Like Me é uma boa escolha para assistir quando se quer dar uma relaxada entre séries muito tensas — e para se apaixonar pelos personagens. Então torçamos para que o fechamento da Pivot não signifique o fim da série e possamos ver mais de Josh em breve.

Advertisements
PLEASE LIKE ME | Você tem um minutinho para falar sobre a palavra de Josh Thomas?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s